O profissional de T.I

Há tempos sabemos que bons profissionais devem satisfazer as expectativas a eles impostas pelo mercado de trabalho, no campo de T.I isso não é diferente. A antiga imagem de “nerd” normalmente associada aos profissionais de T.I já não tem mais espaço no ambiente corporativo, cabendo ao profissional equilibrar hábitos de empreendedorismo, disposição e bom relacionamento, para que com isso, possa agregar valor à empresa.

Com o veloz avanço tecnológico a necessidade de gerenciar um volume maior de informações cresce aceleradamente, com status de patrimônio empresarial as informações passaram a circular nas áreas mais distintas dentro das empresas, no estacionamento, no balcão de atendimento, na mesa da secretária, em relatórios de projetos, apontamentos diversos, entre outros, agora, não mais confinados em salas e gavetas.

O profissional cujo a tarefa era apenas de limpar os vírus do computador do chefe, não deixar a rede ou banco de dados cair, instalar um programa novo, esse profissional não existe mais, hoje as empresas precisam mais do que isso, atualmente as informações vem por todos os lados e é necessário alguém para captá-las e transformá-las em rendimentos.
O Acompanhamento as mudanças e tendências tecnológicas são essenciais para o aprimoramento de serviços nos vários setores da empresa. Importante também é observar o mercado estrangeiro, tendência e economia mundial, tecnologia sustentável e de baixo custo. Para isso, falar outro idioma é essencial, - uma dica seria fluência em Inglês e se virar bem no idioma da moda ( Mandarim, Francês, alemão, etc.).

Resumindo o profissional de T.I deve ser moderno, antenado e dinâmico, pois, não adianta desenvolver um software e não ser capaz explicar seu funcionamento ao cliente seja ele interno ou externo.


Julio de Souza
Aluno do curso: Ciência da computação.
Turma: CC101U

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